fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/vt/blogs/ferias-frustradas/2016/10/05/minhas-milhas-nao-foram-creditadas-quando-fiz-o-check-in-veja-como-garantir-que-elas-sejam-suas/

Tá com ele! Não, tá com ele!

Tá com ele! Não, tá com ele!

Luisenrique viajou, mas não teve as milhas creditadas em sua conta:

Em 20 de julho de 2014 fiz uma viagem para Madri pela TAP e, no check-in, forneci o número do MileagePlus, programa de milhagem da United – as duas empresas são membros da Star Alliance. Os pontos não foram creditados e, quando fiz a cobrança pelo site da United, recebi a mensagem de que as milhas haviam sido depositadas no programa de milhagem de uma terceira companhia aérea. Problema: eu não sou membro desse programa nem de nenhuma outra aérea. Desde então estou em contato com as duas empresas para entender o que aconteceu, mas uma joga a responsabilidade para a outra. Vocês podem me ajudar?
Luisenrique Costa,
Rio de Janeiro, RJ

Resposta:

As duas aéreas foram procuradas pela Viagem e Turismo: a United informou que estava investigando com a TAP e aguardando uma posição da empresa; a TAP disse que o número do programa de milhagem da United foi inserido incorretamente pelo funcionário na ocasião do check-in e que, portanto, nenhum ponto fora creditado. “Encaminharemos uma solicitação para que a United efetue o referido crédito”, disse o comunicado da TAP em dezembro passado. Em 5 de janeiro, o leitor escreveu para a Viagem e Turismo dizendo que as 10 198 milhas haviam, finalmente, sido creditadas em sua conta.

Para evitar situações similares, sempre que possível informe o número do programa de milhagem no momento da emissão da passagem – muitas aéreas permitem que a inserção seja feita na hora da compra do bilhete. Caso deixe para fazer o procedimento no momento do check-in, confira no cartão de embarque se o número do programa foi inserido. E, como seguro morreu de velho, guarde os cartões de embarque caso precise comprovar a viagem. Por último, fique atento para a regra tarifária do seu bilhete: quase nenhum tíquete promocional dá direito às milhas.