
Tesouro da arquitetura gótica foi destruído pelo fogo em abril de 2019 e renasce após reforma que custou milhões de euros. Cerimônia reuniu Macron e líderes mundiais.
Resumo
- Um dos símbolos de Paris, a Catedral de Notre-Dame reabriu ao público neste sábado (7) totalmente restaurada, mais de 5 anos após um incêndio devastador.
- A reinauguração teve uma cerimônia especial com o presidente francês, Emmanuel Macron, e líderes mundiais como Donald Trump, presidente eleito dos EUA.
- A catedral é um tesouro da arquitetura de estilo gótico e tem mais de 860 anos. A reforma custou cerca de € 700 milhões de euros (R$ 4,4 bilhões) e contou com doações de bilionários.
- Em abril de 2019, o fogo destruiu quase toda a construção. O telhado e a torre mais alta desmoronaram, mas a fachada resistiu. A restauração exigiu o trabalho de mil artesãos.
- A igreja ganhou fama mundial no século 19, depois que o escritor Victor Hugo a usou como cenário para o romance ‘O Corcunda de Notre Dame’. Em 1991, virou patrimônio da humanidade.
fonte: https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/catedral-de-notre-dame-reaberta-paris-apos-incendio.ghtml