Bento Gonçalves é um dos mais visitados destinos do Rio Grande do Sul, atrás somente da dupla imbatível Gramado e Canela. Conhecida como a Capital Brasileira do Vinho, Bento tem algumas das melhores vinícolas do país, excelentes restaurantes, roteiros que são uma viagem pela história da imigração italiana na região e paisagens de vinhedos que encantam os visitantes.
Prepare-se para provar muito vinho e espumante, deliciar-se com a farta e saborosa gastronomia regional e também fazer divertidos passeios, como o do famoso trem Maria Fumaça. São altas as chances de você deixar Bento Gonçalves já programando uma próxima viagem para esse agradável destino!
Bento Gonçalves
Vinícola Miolo
Sou a prova disso. Moro em Porto Alegre há quase vinte anos, viajei para Bento Gonçalves diversas vezes e estou sempre pronta para uma nova visita. As duas últimas foram em janeiro, em pleno período de colheita de uvas e, logo em seguida, em maio de 2025, quando o friozinho já dava as caras no Rio Grande do Sul.
Neste guia, compartilho com você todas as dicas fresquinhas e também informações que reuni em todas essas idas e vindas à Serra Gaúcha. Pegue a sua taça e… vem comigo!
Bento Gonçalves
A felicidade de provar a uva direto do pé. Foto: Siderlei Ditadi
Onde ficar em Bento Gonçalves
Não falta opção de hotel em Bento Gonçalves. No centro da cidade, estão acomodações maiores, com quartos simples e práticos e tarifas geralmente mais econômicas. São boas alternativas para quem pretende estar perto de restaurantes e bares noturnos e busca estadias bem funcionais. Hospedar-se em um hotel no centro de Bento Gonçalves também permite um bom deslocamento entre as diferentes rotas turísticas da região.
Bento Gonçalves
Pousada Pipas Terroir / Foto: Booking
Se a ideia, no entanto, for curtir Bento Gonçalves em todo o seu potencial, acordando cercado de belas paisagens e em ambientes bastante aconchegantes, minha recomendação é que você fique em um hotel ou pousada na área rural, dentro ou próximo a uma região vinícola. São várias as opções charmosas no Vale dos Vinhedos e também pertinho do Caminhos de Pedra, com quartos com jacuzzi e lareira, além de vistas incríveis para os vinhedos.
Bento Gonçalves
Hotel Spa do Vinho / Foto: Booking
Confira na tabela a seguir alguns dos melhores hotéis em Bento Gonçalves e veja mais dicas no post sobre onde ficar em Bento Gonçalves:
Vinícolas em Bento Gonçalves
A região de Bento Gonçalves é a maior produtora de vinhos do Brasil. E são sobretudo suas vinícolas e passeios em meio aos vinhedos que, todos os anos, atraem milhares de turistas para este lado da Serra Gaúcha, onde são fortes a influência e os legados da imigração italiana.
Bento Gonçalves
Vinícola Casa Valduga
O Vale dos Vinhedos é o roteiro de enoturismo mais clássico. Ali se concentram algumas das principais vinícolas brasileiras, como a Casa Vadulga, Miolo, Pizzato, Almaúnica e Lidio Carraro. No percurso entre uma e outra, não faltam ótimos restaurantes, lojas de produtos coloniais e outras atividades que fogem (ou não) do mundo do vinho.
Para organizar um roteiro bem legal para a sua viagem, não deixe de ler nosso conteúdo completinho sobre as vinícolas em Bento Gonçalves. Ousei até elencar algumas das minhas preferidas. Dá uma olhada!
Bento Gonçalves
Degustação na Vinícola Peculiare. Foto: Siderlei Ditadi
Em outros distritos de Bento Gonçalves, como Faria Lemos e Tuiuty, o visitante também encontra renomadas vinícolas, como a Cristofoli e a Salton. Para além de Bento Gonçalves, há ainda os famosos vinhos de Pinto Bandeira, a primeira região fora da Europa a receber uma certificação (D.O.) para espumantes. Não é pouca coisa! E essas maravilhosas borbulhas você pode provar nas visitas com degustação das vinícolas Família Geisse, Don Giovanni, Vinícola Aurora e Valmarino.
Bento Gonçalves
Vinícola Aurora. Foto: Rodi Goulart
Farroupilha, onde fica a Casa Perini, é conhecida pelos vinhos da uva moscatel, que costumam agradar aos paladares mais propensos ao doce. Aliás, um dos espumantes da vinícola já ficou entre os cinco melhores vinhos do mundo em uma premiação internacional. Chique, né? E quem não é da Moscatel pode ficar tranquilo: tem muitos espumantes e vinhos tintos e brancos de qualidade em Farroupilha.
Um pouquinho mais afastado de Bento Gonçalves, a cerca de 60 km, está outro paraíso para os amantes dos vinhos: os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, que juntos conquistaram a Indicação de Procedência Altos Montes. Por lá, minha dica é conhecer as modernas e belíssimas Vinícola Luiz Argenta e Vinícola Bebber.
Bento Gonçalves
Visita à Família Geisse. Foto: Siderlei Ditadi
Esses são alguns dos passeios em vinícolas que mais recomendo:
Tour Essencial na Casa Valduga
Merlot – Uva e Vinho no DNA Pizzato
Visita guiada e degustação na Vinícola Almaúnica
Wine Walk na Vinícola Aurora Pinto Bandeira
Terroir Experience 4×4 na Vinícola Família Geisse
Tour Escapada Farroupilha
Entre Caves & Coleções na Vinícola Luiz Argenta
Menu 6 passos na Vinícola Bebber
O que fazer em Bento Gonçalves — além das vinícolas
A taça está quase sempre à mão, mas a capital brasileira do vinho e suas cidades vizinhas oferecem muito mais. Certamente você já ouviu falar do trem Maria Fumaça, um dos mais populares passeios de trem do país. Pois a histórica locomotiva tem o roteiro começando ou terminando em Bento Gonçalves. É uma das atividades mais imperdíveis para fazer na região.
Bento Gonçalves
Maria Fumaça em Bento Gonçalves
O Caminhos de Pedra é outro agradável passeio, cheio de atrações, jardins para curtir os dias de sol e também excelentes restaurantes. Na rota rural de cerca de 12 km de extensão, original da época da imigração dos italianos para a Serra Gaúcha, estão pontos turísticos como o Parque da Ovelha, Casa do Tomate, Casa da Erva-Mate, Casa das Massas, Casa da Tecelagem. Vale a pena reservar pelo menos meio dia para conhecer os encantos dessa região.
Escrevi um post bastante detalhado com todas as minhas atividades preferidas quando o assunto é o que fazer em Bento Gonçalves. Confira!
fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/bento-goncalves.html
